15 de dezembro de 2013

"Graças a experiência de intercâmbio consegui um trainee em uma loja de varejo", diz intercambista que retornou há 4 meses

Arquivo pessoal

Nome: Anderson César da Silva
Idade: 25 anos

Objetivo inicial na Irlanda: Aprimorar inglês, conhecer uma nova cultura, viajar o máximo que possível, conhecer pessoas novas e se autoconhecer.

Quanto tempo ficou na Irlanda? 1 ano.

Quando voltou para o Brasil? Voltei na última semana de Julho.

Por que decidiu voltar? Decidi voltar pois o meu ciclo na Irlanda tinha se encerrado. Tudo que buscava na ilha esmeralda eu consegui alcançar. Ficar mais um tempo eu acredito que seria perda de tempo.

Como foi sua primeira semana no Brasil? A primeira semana foi maravilhosa. Rever vários amigos, que até mesmo no Brasil fazia tempo que não os via, reencontrar a família, voltar a comer a comida da mãe, ser praticamente o centro das atenções, mesmo não querendo... Sempre, mesmo você não falando, alguém irá comentar e você terá que contar a experiência a todos. É algo que até hoje (4 meses que estou de volta) ainda acontece.

Qual cidade você mora atualmente? Estou de volta a cidade dos meus pais, chama Ibaté-SP, interior do estado de SP, para quem não sabe, é uma cidade minúscula entre São Carlos e Araraquara.

Você já conseguiu retomar sua vida profissional? Sim, graças a experiência de intercâmbio e profissional consegui um trainee em uma loja de varejo.

Você já se acostumou com a “nova vida” aqui? Sim, mas acho que sou um caso a parte, gostava da minha vida de Dublin, mas eu já sabia que um dia eu voltaria. Por isso, quando voltei não tomei um choque. Acho que o intercâmbio ajuda a expandir a mente das pessoas e com isso você acostuma mais fácil aos lugares. Sendo um lugar conhecido então, muito mais fácil. Já me senti em casa no 1º dia.

O que mais sente falta da Irlanda? Dublin é a capital, mas com aspecto de interior, tudo perto, tudo fácil, meio parecido onde eu vivo. A diferença está na agitação, isso eu sinto muita falta, principalmente no estilo de música que gosto de ouvir (rock), as opções são escassas.

O que NÃO sente falta da Irlanda? 7 meses de clima bunda, a temperatura que não passa de 10 graus e céu cinza. Senti na pele, quanto a falta de um solzinho, muda o humor das pessoas.

Você voltaria para Dublin para morar ou estudar? Por quê? No momento, não vejo eu retornar para Dublin (e Europa no geral) tão cedo, nem para passeio. Têm vários lugares que eu quero conhecer antes, mas com certeza, eu voltarei para prestar uma visita aos amigos.

Quais os planos para o futuro aqui no Brasil? Antes de responder essa pergunta, estou impressionado com a velocidade que consegui reestabelecer o padrão que estava antes. Consegui um bom emprego, já tenho um carro e no momento eu quero  me estabelecer no emprego, crescer dentro da empresa.

Quero aproveitar todas as férias para conhecer alguns lugares novos, quero conhecer vários países ainda, e também ter um lar para mim. Já tive a experiência de morar sozinho e depois que experimenta é díficil se adaptar na casa dos seus pais. Apesar de ser querido você se sente estranho. Então, provavelmente em breve eu estarei me mudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário