12 de março de 2014

Me sentindo em casa depois de um ano - relfexões

Acho que algum de vocês já devem ter ouvido falar na "depressão pós intercâmbio". Sinceramente, não cheguei a sentir ela tão forte, mas acredita que só nos últimos dias tenho tido aquela "sensação de estar em casa"?!

Estranho né? Mas já tinha lido algumas matérias que diziam que uma pessoa que morou muito tempo fora do país de origem leva um bom tempo para se ambientar novamente com os costumes, culturas, coisas boas e ruins de onde ela saiu (umas mais outras menos... o tempo varia).

Acho que enfim estou com aquela sensação de pertencer ao lugar, pertencer a cidade/país que nasci. Sei que aqui não é mil maravilhas, mas é o meu lugar!

Claro que há (muitos) dias em que não aguento o trânsito, que não aguento a falta de educação das pessoas, a grosseria. Que não suporto o excesso de estresse, os crescentes números da violência, corrupção, descasos. 

Por outro lado, aqui estou perto de quem amo, posso acompanhar de perto as conquistas dos meus amigos e família. Posso me sentir no caminho certo profissionalmente, cada dia aprendendo uma coisa nova e planejando meu futuro com os planos A, B, C e D. 

Uns podem me perguntar: Mas então você não moraria fora do Brasil novamente?
Hoje eu responderia: Por enquanto, não sairia daqui. Se fosse para trabalhar na minha área acredito que iria. Mas se fosse para trabalhar com o que "tivesse no momento" (mesmo que fosse minha linda Londres rs) eu não iria não. 

Essa reflexão ainda não tem uma conclusão... quem sabe daqui a mais um ano eu consiga! Mas ela sempre vem em minha mente ao conversar com colegas e amigos que tem medo de voltar para o Brasil por causa dos recorrentes problemas.

De qualquer forma, entre os prós e contras eu tento ficar com as partes positivas, pois é melhor viver assim do que ficar me lamentando, só reclamar. (Fica a dica para quem está voltando e está com medo de uma crise rs)




Nenhum comentário:

Postar um comentário