10 de fevereiro de 2012

Visto Norte-Americano

Sei que esse blog está focado na experiência de uma viagem/intercâmbio para a Europa, no entanto acho válido descrever aqui um pouquinho da minha experiência para tirar o visto norte-americano.

Se você entrar agora no site do consulado dos EUA (www.visto-eua.com.br), preencher o formulário DS-160 para solicitar o visto de turismo e pagar a taxa de R$ 38 (necessária para ter acesso a todas as informações relevantes do processo) possivelmente quando chegar a hora de escolher uma data para a entrevista aparecerá uma lista de espera significativa, principalmente se você estiver tentando agendar em São Paulo.

Foi exatamente isso que aconteceu. Quando eu e minha mãe resolvemos escolher uma data a "fila de espera" estava de quase 40 dias. Foi aí que compramos (foi baratinho) e baixamos um aplicativo para celular chamado "Visto já" que vai avisando automaticamente as datas disponíveis nos consulados de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conseguimos, por meio desse sisteminha, agendar nossa entrevista para a última quarta-feira (8). De domingo a terça-feira eu e minha mãe separamos todos os documentos possíveis para comprovar que não temos a intenção de viver nos Estados Unidos. Sim, a burocracia é TAMANHA!

O que levamos:
Minha mãe separou os holerites dos últimos três meses, comprovante de que o apartamento em que moramos está no nome dela e documentos ligados ao imposto de renda.

Como eu não tenho vínculo fixo com a empresa que trabalho (sou freela), levei os comprovantes de depósito do meu salário e imprimi duas páginas da internet que continham dois textos meus publicados no portal de notícias que trabalho atualmente.

Sim, eu não tinha muitos documentos que comprovassem a minha "vontade" de permanecer no Brasil. Fiquei com bastante receio deles negarem o meu visto por isso. O bom é que fui com a minha mãe, acho que tirar o visto com a família é menos difícil.

Chegando lá:
A entrevista estava marcada para 8h30, mas chegamos lá por volta das 7h. O que foi muito bom, pois a fila na porta do consulado já estava grandinha.
Entrando lá passamos por no mínimo 4 filas até a hora da entrevista:
 1 - entrar no consulado
 2 - entregar a documentação
 3 - pré-entrevista (eles só devolvem os documentos principais que vc entregou na segunda fila)
 4 - digitais (eles colhem as digitais de todos os dedos e só)
 5 - entrevista

A entrevista:
É nessa hora que você deve mostrar os comprovantes de vínculos com o Brasil ... SE O ENTREVISTADOR PEDIR.
Fomos atendidas por mulher que falava bem enrolado rsrs... ela quase não pediu documentos apenas o holerite da minha mãe e o meu extrato bancário.
Perguntou - em português - o que fazíamos, onde trabalhávamos, por que queríamos ir para os EUA e para onde íamos. E foi só isso!!!! Em seguida, após conferir os papéis que entregamos, ela disse "O visto de vocês foi aceito, boa viagem"

Nos dirigimos para outra fila para pagar o envio dos passaportes para nossa casa (R$ 21 para São Paulo) e fomos embora...

Ouvi algumas pessoas falando que os entrevistadores olharam todos os documentos, outras disseram que eles não pediram nenhum comprovante. É tudo muito relativo, depende do bom humor do pessoal de lá. O importante é levar o maior número de comprovações possíveis para garantir.


OBS: Tirei o visto porque ... antes de decidir viajar para Dublin tinha decidido visitar uma grande amiga (a Paulinha) que está trabalhando de aupair em Nova York. Como os planos mudaram ainda não sei se conseguirei ($$$$) visitá-la. De qualquer forma o visto eu agora já tenho =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário