23 de outubro de 2012

Entrevista com Francielen Ferreira - há 9 meses na Irlanda

Foto: arquivo pessoal

A entrevistada de hoje se chama Francielen e chegou em Dublin em janeiro deste ano. Seu grande impulso foi o desejo de mudar algo em sua vida. Para ela, o mais importante em um intercâmbio é ter "foco no objetivo". 

Confira abaixo a entrevista completa:

Nome completo: Francielen Ferreira
Idade: 29 anos
Profissão/formação (no Brasil): Administração Geral
Data de embarque: 29 de janeiro de 2012
Data prevista para retorno: 01 de fevereiro de 2013 ou 01 de setembro de 2013

Dublin em poucas palavras: Cidade jovem, agitada e cultural!
Gosto: Adoro os parques, as muitas opções de Pubs e a vida cultural.
Não gosto: Do fato do comércio fechar cedo, do clima frio e da questão do boiler [responsável por aquecer a água do local] em alguns apartamentos do centro da cidade.

1 – Por que escolheu fazer um intercâmbio na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
FF: Pela facilidade, pois não é necessário visto antes de entrar no país e também pela oportunidade de conhecer outros países. Pretendo ficar um ano e oito meses

2 – Como foi a  decisão? O que sentiu? O que te motivou a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
FF:
Essa decisão foi difícil. Sou muito família, mas ao mesmo tempo precisava mudar algo em minha vida. Sentia medo e uma alegria imensa porque estava surgindo uma nova oportunidade. Durante o intercâmbio, além de aprender outro idioma, você pode conhecer outras culturas. Conhecimento adquirido para ser usado a vida inteira.

3 – Fechou o intercâmbio por intermédio de uma agência ou foi direto com a escola?
FF:
Fechei com a agência Mango intercâmbios.

4 – Como foi esse processo e como é programa que você está fazendo/fez?
FF:
Foi tudo muito tranquilo. Entrei em contato com a agência por MSN. As meninas me ajudaram muito. Até a passagem aérea solicitei pela Mango. Optei por seis meses de curso e seis meses de férias - o pacote mais vendido.

5 – Você acha que economizou dessa forma? Se sim, quanto mais ou menos?
FF:
Cotei com outras agências e diretamente com a escola, mas a Mango foi a mais em conta. Economizei aproximadamente R$ 5 mil!

6 – Qual foi mais ou menos o valor do seu investimento no intercâmbio?
FF:
R$ 15.000 aproximadamente, contando com os 3 mil euros necessários pela imigração.

7 – Como foi o processo de imigração ao chegar em Dublin e como foi sua adaptação nas primeiras semanas?
FF:
Cheguei em Dublin em Janeiro. Na imigração foi muito tranquilo. Organizei meus documentos numa pasta e simplesmente entreguei e disse que não falava inglês. As primeiras semanas foram legais, só a saudade que apertava muito. 

8 – O que está achando do intercâmbio? Sente que o nível da língua já está melhor do que quando chegou?
FF:
Estou amando a experiência. Tem dias bons e ruins. Meu nível melhorou muito, pois quando cheguei não falava e não entendia nada!!! O que me ajudou muito foi meu trabalho como aupair em Athlone, A família foi maravilhosa e me ensinou muito!!

9 – Você já está trabalhando? Se sim, com o que? Como conseguiu o trabalho?
FF: No momento estou sem trabalhar. Saí do aupair para terminar meus dois meses restantes do curso.
Eu consegui o emprego de aupair por uma comunidade chamada Aupair Nanny Babyssiter no facebook. Enviei meu currículo para a pessoa que estava anunciando e consegui a vaga. Tudo isso aconteceu depois de três meses na Irlanda. O trabalho no interior é muito mais fácil e aconselho quem tiver a oportunidade aceite. Ajuda muito no entendimento do idioma.

10 – Quais são suas expectativas para os próximos meses na Irlanda?
FF:
Pretendo voltar a trabalhar logo que o curso acabar, viajar mais dentro da Irlanda e pela Europa e melhorar ainda mais o nível do idioma.


11 – O que é melhor e/ou pior em Dublin em relação ao Brasil?
FF:
 Sou de São Paulo e comparar Dublin com essa enorme cidade é complicado. Comparar o Brasil com a Irlanda para mim é complicado. Devido a Irlanda ser menor, ela tem mais qualidade de vida e não precisamos nos estressar em transportes públicos como acontece no Brasil. Na questão da segurança, posso dizer que Dublin não é melhor que São Paulo, mas que a taxa é muitooooo menor. Trabalhei com uma família em um bairro de Dublin e eles têm alarme em casa. A minha chefe disse que já roubaram carro dentro estacionamento da creche das crianças. Violência existe, porém, menor.

12 – Qual seria sua principal dica para um futuro intercambista na Irlanda?
FF:
Foco no objetivo. A vida aqui não é fácil, mas também não é ruim. Estude, aprenda tudo que for necessário para poder desfrutar das maravilhas que a Irlanda e a Europa têm a oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário