5 de novembro de 2014

Mais de 12 escolas podem fechar na Irlanda nos próximos meses


Olá pessoal, como estão?

Foto da minha sala de aula em Dublin
Infelizmente, tenho visto algumas notícias sobre o fechamento de várias escolas pela Irlanda. Poxa, imagino o quanto as pessoas por lá devem estar preocupadas =/. Muito complicada essa situação. 

Segundo uma reportagem do Irish Times, mais de 12 escolas de inglês e instituições de ensino superior podem ser fechadas nos próximos meses. Tudo indica que isso está ocorrendo por causa das novas regras no setor estudantil que entrarão em vigor no ano que vem (ver abaixo).

A Leinster College (uma das mais conhecidas pelos brasileiros) foi a nona escola a fechar este ano, de acordo com o jornal. A instituição empregava cerca de 20 professores e sete funcionários da administração.

Com as novas regras, todos os cursos de inglês precisam estar credenciados pela entidade responsável - Accreditation and Co-Ordination of English Language Services (ACELS).


O que são exatamente as novas regras? 

Faz um tempinho que esse assunto bombou entre os intercambistas, mas confesso que não tinha me ligado aos detalhes. Por isso, encontrei um resumo bem legal no site E-Dublin que fala sobre os 3 pontos principais dessa reforma no sistema estudantil:

1. Apenas as instituições educacionais regulamentadas e certificadas pelo governo estarão aptas a fornecer a carta para o visto. Os programas deverão ser credenciados e cumprir com todas as exigências de qualidade
Antes, a creditação era opcional, de modo que mesmo as escolas não credenciadas podiam fornecer a carta para o visto de estudante. Agora ela passará a ser um requisito básico.

2. Será implantado um regime de inspeção reforçado para monitorar a qualidade da educação e o cumprimento dessas exigências
Com o crescimento da procura pelas escolas de idiomas no país, o sistema acabou inflando e o governo pareceu não ter conseguido manter o controle de qualidade e, principalmente, promover a fiscalização das instituições. Com as novas medidas e a creditação sendo obrigatória, o governo passará a ter maior controle e a fiscalização do sistema será mais eficaz, evitando, assim, fraudes e abusos.

3. O governo padronizará a permissão de trabalho de forma a impedir abusos com relação à carga horária
Atualmente os alunos que possuem visto de um ano de estudo têm permissão para trabalhar 20 horas semanais durante o curso e 40 horas semanais no período de férias. Este prazo é determinado pelas escolas, já que os cursos iniciam todas as semanas. A partir de 2015 isso mudará: o estudante continuará com o direito de estudar 20 horas durante o curso, porém, só será permitida a carga horária de 40 horas semanais durante os meses de maio, junho, julho e agosto (período de férias escolares e temporada de verão na Europa), além do período de 15 de dezembro a 15 de janeiro (recesso de  final de ano).
O setor de imigração estudantil internacional gera mais de 800 milhões de euros para o país e o governo reconhece que manter a qualidade é fundamental, além de observar a importância de estabelecer a Irlanda como um dos principais centros de ensino internacional da Europa.
Tomara que esses fechamentos não deixem os estudantes na mão. Vamos torcer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário