8 de maio de 2012

Entrevista com Juliane Schimidt (está na irlanda há um mês)


Olá,

Separei um tempinho hoje para publicar a entrevista com a intercambista Juliane Schimidt. Conversei com ela por e-mail poucos dias antes dela partir, porém só agora consegui publicar suas respostas.
 



Nome: Juliane Schimidt
Idade: 25 anos
Profissão/formação (no Brasil): Publicitária
Data de embarque: 06.04.2012
  
Bruna: Por que escolheu fazer um intercâmbio na Irlanda? Para qual cidade pretende ir e quanto tempo pretende ficar?
Juliane Schimidt: Eu já havia feito um intercâmbio curto e desde quando voltei meu sonho foi fazer um novo intercâmbio. Eu nunca soube de ninguém que tivesse ido pra Irlanda, eu mal sabia sobre o país, porém minha melhor amiga estava pesquisando sobre intercâmbios e ela acabou "descobrindo" a Irlanda. Quando comecei a pesquisar eu me apaixonei e daqui três dias estaremos em Dublin e pretendo ficar lá por um ano ou quem sabe um pouco mais.
 
Bruna: Como foi para essa decisão? O que te motivou a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
JS: Minha decisão de fazer intercâmbio teve um motivo especial. Eu tive um namoro longo, de 8 anos, e meu namorado veio a falecer. Na mesma semana em que ele faleceu eu tive um sonho em que ele me dizia que eu tinha que ir buscar coisas novas, conhecer novos lugares, novas línguas e foi isso. Foi esse objetivo que me fez superar sua partida. Na outra semana eu já entrei num curso de inglês e comecei a pesquisar sobre a vida lá fora. Isso deu um novo rumo na minha vida, uma motivação a mais e um ano depois eu estava indo para o meu primeiro intercâmbio como au pair no EUA. Apesar de ter durado pouco tempo foi essencial para me reerguer. Sempre quis fazer outro, mas quando voltei comecei a namorar e aí comecei a adiar esse sonho, porém depois que terminamos minha melhor amiga me convidou para ir para Irlanda e não podia ser em hora melhor e com melhor companhia.

Bruna: Por que optou por fechar o intercâmbio por intermédio de uma agência?
JS: Optei por fechar com agência por segurança. Não conhecia muito bem o processo e como queria tomar uma decisão mais rápida optei por contar com o auxílio de uma agência e acredito que fiz um bom negócio.

Bruna: Como foi esse processo? E como é o programa que você irá fazer?
JS: Minha amiga que vai viajar comigo conheceu umas meninas que vão viajar para Dublin também e me falou da agência que elas fecharam. Como essa agência era em SP, perto da onde eu morava, optei por ir lá conhecer e gostei muito do atendimento. Vi algumas opções de escola e acabei escolhendo a International Institute of Education - Orchid. Um mês depois estava tudo fechado e passagens compradas. Vou fazer o programa de 6 meses de curso + 6 meses de férias.

Bruna: Você acha que economizou dessa forma? Se sim, quanto mais ou menos?
JS: Acredito que não economizei. Para quem tem segurança comprar direto da escola sai mais barato, mas comparando com algumas outras agências o valor que eu fechei foi bem legal.

Bruna: Qual foi mais ou menos o valor do seu investimento no intercâmbio? (passagens+curso)
JS: O investimento foi de cerca de R$ 6.000

Bruna: Quais são suas expectativas para essa nova experiência? 
JS: As melhores possíveis, claro rs!. Quero muito focar no aprendizado. Minha prioridade é melhorar no idioma, mas eu quero muito mais do que isso, quero o crescimento, a liberdade, o conhecimento, que só um intercâmbio consegue trazer. Quero estar em contato com outras nacionalidades, conhecer outros países, vivenciar cada momento.

Bruna: Qual seria sua principal dica para um futuro intercambista na Irlanda?
JS: Eu falaria pra quem deseja ir que pesquise muito. Principalmente nos blogs. Há muito material a ser lido, muitas experiências, muitas dicas, que vão ajudar muito na decisão final. Se possível conversar com quem já está lá, isso traz uma segurança enorme. E antes de fechar com a escola procure conversar com que já está estudando lá também. Eu acredito que a comunicação em todos os sentidos é o segredo para se programar um intercâmbio.

Bruna: Você já está de malas prontas? Pretende levar muita roupa ou pretende comprar lá? 
JS: Já estou de malas praticamente prontas. Optei por levar roupas mais leves, visto que logo começa a esquentar um pouco e pretendo comprar mais roupas de frio por lá, pois é bem barato.Estou levando uns três casacos bem quentes e acredito que eu não vá passar muito frio. Irei levar uma mala de 32 kg, uma mala menor de 15kg e na bagagem de mão uma mochila de 10kg.

2 comentários: