25 de maio de 2012

Passo a passo para obtenção do visto


Olá pessoal, o texto de hoje é para ajudar quem está interessado em vir para a Irlanda ou para quem acabou de chegar e precisa seguir os passos para a obtenção do visto de estudante.

Minha escola (a MEC) deu para os alunos um papel com as orientações logo no primeiro dia de aula. Não sei se as dicas servem para todas as escolas, mas os pontos principais são os mesmos para todos os estudantes.

Confira a seguir o documento (com pequenas alterações rs):


1 – Solicitar na escola:

- carta do banco (alguns bancos e escolas só trabalham com esta carta via correio, logo, neste caso, o aluno precisara aguardar a carta chegar no endereço cadastrado);
- carta para PPS;
- carta para registros estudantis gerais (carteira de estudante, bibliotecas etc).

2 – Ir ao Departamento de Proteção Social para solicitar o número do PPS (Personal Public Service Number). Após o número ser emitido ele será enviado para o endereço cadastrado, no período de três a cinco dias úteis. Documentos necessários:

                - passaporte;
                - carta da escola específica pra esse fim.

OBS: O PPS é o número que você precisa ter para poder trabalhar legalmente aqui na Irlanda

Endereço:
Kings Inn Street, Dublin 1
Segundas às quartas e sextas das 9h30 às 16h / quintas das 10h30 às 16h


3 – Ir ate a agência bancária com a qual a escola possui convênio para realizar a abertura da conta. Segundo a nossa escola, os bancos na Irlanda não criam a conta no mesmo dia, logo, o estudante precisa aguardar um prazo médico de cinco a sete dias úteis para receber o numero da conta. Documentos necessários:
                - passaporte;
                - carta da escola.

4 – Após o prazo informado pela agência bancária, o estudante receberá uma carta contendo a senha do cartão e posteriormente o cartão do banco. A escola recomenda que somente a partir do recebimento desses dois itens o aluno faça o depósito dos 3 mil euros.

Assim que receber o cartão e a senha o aluno deve solicitar na escola a carta do visto, onde esta a enviará para a imigração. O estudante recebe uma cópia desse documento e deve apresentá-lo quando for pessoalmente lá.  (Esse item eu não sei se serve para todas as escolas, mas acredito que sim).

5 – Um dia após ter sido realizado o depósito, deverá ser solicitado o extrato bancário no setor de atendimento ao cliente (customer services).  (No nosso caso pedimos um balance e este ficou pronto no mesmo minuto... é um documento escrito a mão e assinado pela funcionária do banco).

6 – Depois de todas essas etapas, enfim, já podemos ir ao escritório de imigração para obter o GNIB (Garda National Immigration Bureau). O aluno adquire uma senha para ser atendido pelo oficial da imigração. Ao ser chamado pela senha ele deve entregar os documentos necessários e aguardar para receber o cartão do GNIB alguns minutos depois.

                - passaporte;
                - extrato bancário com saldo mínimo de 3 mil euros;
                - uma via da apólice do seguro saúde (medical insurance);
                - 150 euros na conta (rs) para o pagamento da taxa do cartão. Ela pode ser paga com cartão de crédito ou débito, VTM, ou ainda boleto. Mas neste último caso o aluno terá que voltar lá só depois do boleto ser compensado.

Endereço:
13, 14 Burgh Quay Street, Dublin 2
De segundas às quintas das 8h às 22h /  sextas das 8h às 16h

OBS: Todo esse processo demorou pouco mais de 30 dias. Sim o processo é bem lento!


Imagem retirada do Goole



4 comentários:

  1. Ola Bruna, o meu demorou esse tempo tambem, eles sao muito demorados aqui com tudo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como em Michell.... os trâmites bancários demoram muito.. bem diferente do Brasil hehe

      Excluir
  2. Este é o post mais esclarecedor sobre esse processo que já li. Parabéns!

    ResponderExcluir