9 de março de 2012

Entrevista com Adriano (deseja fazer um intercâmbio na Irlanda)



A entrevista de hoje é com o analista de sistemas Adriano. Ele ainda não fechou o intercâmbio mas só está esperando resolver algumas pendências para poder marcar a data. Seu objetivo é viver novas experiências e dar um novo rumo para sua vida.

Ele tem um blog, que não é específico sobre a futura viagem para a Irlanda, mas tem algumas informações sobre o assunto:  http://nossaforca.blogspot.com
  
Nome : Adriano Crespo Perazzetta
Idade: 35 (Faço 36 agora em março)
Profissão/formação (no Brasil): Analista de Sistemas

Bruna: Por que você escolheu fazer um intercâmbio na Irlanda?
Adriano Perazzetta: No começo havia pensado nos EUA ou Canadá. A questão do inglês seria maravilhosa, mas seria um destino muito limitado culturalmente. Iria conhecer apenas dois novos países. Depois pensei na Austrália, o que teria também a vantagem do clima ser parecido com o do Brasil, mas a questão cultural também pesou bastante.

Eu sempre quis conhecer bastante a Europa e achei que essa seria a oportunidade perfeita. Fazer um curso de inglês lá e, em conjunto, conhecer toda a rica cultura europeia. Pesquisando, havia pensado em Londres, mas, por ser tudo em Libra, ficaria muito caro. Como uma amiga está lá desde o começo de dezembro e está adorando, acabei decidindo pela Irlanda mesmo.

Bruna: Para qual cidade pretende ir?
AP: A princípio irei para Dublin. Mas estou cogitando algumas outras cidades, como Galway, devido ao fato de ser menos comum ter brasileiros e mais nativos nessas cidades menores.

Bruna: Quanto tempo pretende ficar?
AP: A ideia inicial será ficar pelo menos um ano, tempo do curso de inglês. Mas, se eu me adaptar a essa nova vida, quero ficar bem mais tempo. Quem sabe, nem voltar mais ao Brasil para morar, mas apenas a passeio. 

Bruna: Como foi essa decisão? O que está te motivando a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
AP: A possibilidade de sair do Brasil - para estudar ou apenas viajar por um longo período - é uma ideia relativamente antiga. Faz alguns anos que venho pensando nisso, mas apenas agora que realmente decidi viajar, por diversos motivos. Desilusões amorosas, cansaço do trabalho, do emprego que estou há anos...
Então decidi que precisava mudar de vida, dar uma guinada. E, como queria agregar algo juntamente com essa guinada, decidi viajar para fora do Brasil para estudar inglês e outras culturas.  
Bruna: Você pretende fechar o intercâmbio diretamente com a escola ou por agência?
AP:
Até agora não falei com nenhuma agência. Estou fazendo todas as pesquisas por conta própria. Inclusive tenho contactado as escolas diretamente por Skype, onde tiro todas minhas dúvidas. Quando estiver tudo definido (escola, datas, etc), falarei com algumas agências apenas para pesquisar preços. Se alguma oferecer um preço bom, com mais serviços que a escola direto oferecer, como translado, eu fecho com a agência. Senão, ficarei diretamente com a escola mesmo.
Bruna: Como estão suas pesquisas de preços? Qual a média de custo que está encontrando para a viagem?
Antes de mais nada, tenho pesquisado quais escolas eu consideraria fazer o curso, considerando o preço, mas não sendo esse o ponto principal. Pesquisei reputação, indicações, qualidade dos professores, por opiniões de quem estudou nas escolas, quantidade de Brasileiros, atividades extra curriculares, etc.

Com uma lista de possibilidades, entrei em contato com as escolas por Skype, tirei mais algumas dúvidas e, aí sim, passei a considerar mais o preço. O preço que tenho encontrado, para as escolas que pré selecionei está em torno de 2.000 a 3.000 euros o curso de 1 ano. A passagem aérea ainda nem comecei a ver, pois preciso resolver umas coisas aqui no Brasil antes de ir, como vender meu apartamento.

Bruna: Qual o valor do investimento no intercâmbio que pretende fazer? (passagens +curso + acomodação inicial + dinheiro mínimo que precisa levar)
AP: Considerando todo o investimento inicial, R$ 20 mil.

Bruna: Quais são as expectativas para essa nova experiência? 
AP: Pode parecer estranho, mas não tenho praticamente expectativa nenhuma. E nem quero ter. Atualmente, minha vida aqui está meio que constante, sempre na mesma. Então quero mudar, não saber o que vai acontecer no dia seguinte. Quando chegar lá, quero que tudo seja novo. O que vou fazer amanhâ? Não sei, quando acordar, eu descubro. rsrs.

Bruna: Até quando pretende fechar o intercâmbio?
AP: Estou com algumas pendências ainda que preciso resolver aqui no Brasil. Não posso fechar nada, pois não tenho um prazo certo para resolver tudo. Assim que vender o apartamento eu fecharei o curso e começarei a efetivamente definir datas. 

Bruna: Pretende ir ainda nesse ano?
AP: O mais rápido possível. Quando comecei a programar meu intercâmbio, havia estipulado que embarcaria em abril, mas a venda do apartamento foi mais difícil do que imaginei. Assim que vender, eu embarco.

* Imagem de arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário