8 de março de 2012

Entrevista com o casal Carlos e Natalia (pré-intercambista)

Hoje o dia foi corrido e não deu tempo de publicar antes... mas vamos lá.
Como já comentei no blog vou para Irlanda com meu namorado (o Dri) e nada melhor do que pegar o depoimento de um casal que também está prestes a embarcar nessa jornada.

Vi o comentário do Carlos (o namorado rs) no blog Mundo a2 e vi que ele iria viajar poucos dias antes que eu. Foi aí que iniciei o contato pelo facebook. Conversa vai conversa vem perguntei se ele e a Natalia (sua namorada) aceitariam dar o depoimento deles para o blog e eles aceitaram rapidinho =).

Obrigada e boa sorte para nós na Irlanda!!!!

Confira a entrevista respondida por Carlos em nome do casal:



Nomes: Carlos Fernandes e Natalia Maimoni
Idades: 34 e 27, respectivamente
Profissões/formação (no Brasil): 
Carlos - Formado em Comunicação Social, mas estava atuando na área fiscal/financeira
Natalia - Formada em administração, mas atua como professora de inglês
Data marcada para embarque: dia 12 de abril de 2012
Data de retorno:  ficarão um ano na Irlanda, a princípio

Bruna: Por que escolheram fazer um intercâmbio na Irlanda? Por que Dublin?
Carlos Fernandes: Eu (Carlos) sempre tive o sonho de viver na Europa. Tenho fascínio pela cultura local, pela era medieval, pela arquitetura europeia, pelos castelos e tudo o que se remete a época medieval. Adoro frio e odeio calor. Sou louco por futebol e acompanho sempre o futebol europeu, principalmente o inglês. E também sou louco por heavy metal e na Europa o metal tá no sangue do povo.
Enfim... são muitos os motivos que me fazem gostar da Europa. Aliado a isso está o fato de eu sentir a necessidade de ter a fluência na língua inglesa por questões profissionais.
A Natalia já morou dois anos em Dublin e desde que nos conhecemos ela sempre demostrou um amor enorme por aquela cidade e pelo país especificamente. E nunca deixou de demonstrar também que possuía uma grande vontade de voltar para Dublin. Como ela já tem o inglês fluente ela queria muito estudar Fotografia por lá que, na verdade, é o que ela mais gosta de fazer. Até já tínhamos, também, traçado uma rota para passearmos pela Irlanda, Escócia, Gales, Inglaterra...


Bruna: E por que escolheram viajar juntos?

CF: A partir dessa minha vontade e da experiência dela por lá começamos a conversar sobre uma possível viagem de intercâmbio para Irlanda. Cogitamos a Inglaterra, mas além do visto ser mais difícil tem a situação da moeda ser mais cara. Então não tivemos dúvidas que seria a Irlanda.
O que gastaríamos para um turismo poderíamos usar para os cursos e outras despesas e meter a cara para encontrar um emprego por lá e daí sim podermos conhecer outros países europeus.
Pesquisamos muito e conseguimos encontrar a época ideal e os cursos ideais para colocarmos nossa ideia em prática.


Bruna: Como foi essa decisão? O que os motivou a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
CF: Então ... como foi uma decisão conjunta não tivemos muita dificuldade de afirmar que era isso mesmo que queríamos. Isso facilitou muito o desenrolar da história. O que pegava de início eram os 3 mil euros (cada) solicitados pela imigração para ficarmos um ano no país.
Por um dia achamos que tudo tinha sido um sonho apenas, pois esse valor não estava ao nosso alcance. Mas no dia seguinte tudo mudou e voltamos mais fortes para começar a fechar a primeira parte de tudo: o curso na agência de intercâmbio.
O sentimento foi de felicidade total. Você poder realizar um sonho desse tamanho é algo muito bom. Principalmente com o total apoio de nossas famílias.

Com relação a deixar o país e buscar essa nova experiência, podemos juntar um pouco de cada coisa que citei. A Natalia já teve essa experiência e ela a considerou muito rica e só voltou ao Brasil por necessidade pessoal. Eu sempre quis estar na Europa e sentir tudo aquilo que imagino ser por lá.

Ela encontrou um curso que vai ser ótimo para a carreira de fotógrafa que ela está almejando. Eu vou poder ter uma fluência na língua.

Tenho certeza que todos que puderem um dia fazer isso, independente da idade, devem sim arriscar e morar fora do país. Essa bagagem é algo que levaremos para toda nossa vida pessoal e profissional.


Bruna: Por que vocês optaram por fechar o intercâmbio com uma agência? Como foi esse processo? 

CF: Escolhemos uma agência pelo suporte que ela nos proporcionaria. Inclusive tivemos um contratempo na compra das passagens em que a agência foi muito importante para interceder. E comprar um curso direto com a escola em Dublin nos assustou um pouco porque descobrimos que uma  determinada escola de lá tinha fechado as portas da noite para o dia e deixado os estudantes na mão.
Pesquisamos bastante e dentro do famoso custo/benefício encontramos a Gotolondon. O valor oferecido pelo curso era interessante. Não era aquele baratíssimo que deixa a gente com o pé atrás, nem aquele extremamente caro. Era um preço justo. E a escola, pelo que pesquisamos, é de boa qualidade e tem ótima localização.

Acionamos a empresa e fechamos os pacotes. Estamos gostando do serviço deles sim, nossa intermediária é a Patrícia e ela se esforça bastante para resolver nossas questões. Eles conseguiram um tempo maior de aulas de fotografia para a Natalia junto com a escola em Dublin. E conseguiram, como disse acima no caso das passagens, adiantar com a escola nossa matrícula para comprarmos as passagens como estudantes.

Quanto aos valores, se tivéssemos fechado direto com a escola sairia mais barato. Mas teríamos problemas que a agência consegue resolver para nós sem estresse. Ou seja, pagar uma agência te dá uma tranquilidade para você resolver outros assuntos e te dá segurança no caso da escola não agir corretamente com você. Desde o início concluímos que contratar uma agência seria um porto seguro pra gente. E tem sido realmente.



Bruna:  Como é programa que vocês irão fazer? Pretendem arranjar trabalho lá?
CF: Sim, teremos que trabalhar por lá.
Pra mim será muito importante para dar fluência a língua. E tanto pra mim quanto pra Natalia será importante para não dependermos apenas do dinheiro que temos aqui no Brasil, pois a conversão real x euro dói no bolso.

Trabalhando por lá poderemos pagar o aluguel, comprar nossa comida e roupas, por exemplo. Tomar uma Guinness porque ninguém é de ferro. E conseguiremos viajar para outros países. São muitos os festivais de música na Europa, temos Jogos Olímpicos em Londres, Eurocopa na Ucrânia e Polônia. Quem sabe?!
Eu quero muito conhecer a Inglaterra e a Natalia quer conhecer a Hungria. Tudo isso depende muito de trabalharmos na Irlanda.

Bruna:  Qual foi mais ou menos o valor do seu investimento no intercâmbio? (passagens + curso)

CF: Entre curso e passagem ficou em torno de R$ 5 mil. Se você pensar em fazer turismo apenas vai pagar o mesmo valor na passagem. E com apenas o restante não vai conseguir curtir muito lá. Então porque não arriscar um intercâmbio? O segredo está em trabalhar por lá. O que mais pega  mesmo é a quantia de 3 mil euros para ficar no país. Mais uma vez um excelente motivo para se trabalhar lá. Assim esse dinheiro pode voltar para o Brasil.

Bruna:  
Qual é a expectativa de cada um para essa nova experiência? E como casal? 
CF: A expectativa é a melhor possível. Posso falar em nome da Natalia também. Ela já conhece Dublin e o que podemos encontrar por lá. Isso certamente vai ajudar muito. Ela vai fazer um curso que ela adora. Eu vou conhecer tudo aquilo que sempre quis. E viver aquilo que sempre quis. Se vai ser realmente tudo aquilo que espero o tempo vai dizer.
Eu acho que quando eu vir um castelo na minha frente e saber que aquilo foi habitado há trocentos anos atrás, que lá viviam os guerreiros, reis, rainhas, enfim, vou ficar sem saber o que fazer.

A Natalia deixou muitos amigos irlandeses por lá e vai poder revê-los em breve.

E como casal, temos certeza que vamos aprender muito. O principal nós já temos que é o mesmo objetivo. Ninguém está indo somente porque o outro vai. Essa é a vontade de ambos. E estando lá no momento de dificuldade um estará do lado do outro pra dar força. E no momento das alegrias vamos rir juntos.

Topamos a ideia do intercâmbio e estamos viajando com a certeza de que vamos conquistar tudo o que estamos planejando para cada um e para o casal.

2 comentários:

  1. Legal Bruna!!! :)
    Falta um pouquinho mais q 1 mês, mas a cada dia q passa parece q vai demorar mais para chegar esse dia!!! Acho q vc entende o q eu disse!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal Bruna . Logo logo estaremos la , passando frio ! heheh

    ResponderExcluir