29 de março de 2012

A importância do orçamento


O site Dublin para Brasileiros publicou hoje um texto bem legal sobre a importância do orçamento na hora do intercâmbio. Com dicas para aproveitar e economizar, Thaís Brülinger descreve, por meio de tópicos, os principais pontos que não pode faltar no seu orçamento.
 Moradia

Uma das primeiras coisas a se pensar é a moradia. Residência estudantil, apartamento, casa de família ou albergue. A escolha vai depender do tempo que você pretende ficar e do quanto pode comprometer da sua renda neste aspecto.
Escolha um local próximo à sua escola, assim você economiza com transporte. Além disso, convide outros estudantes para dividir a moradia. É uma oportunidade para fortalecer amizades e conhecer hábitos de vida diferentes dos seus.

Alimentação

Este item é indispensável constar no seu orçamento. Existe uma diversidade enorme de locais que servem a típica comida irlandesa ou os tradicionais “fast foods”. Já os supermercados e mercearias são as opções ideais para quem prefere alimentar-se em casa.
Se você precisa economizar, ir ao supermercados e cozinhar em casa pode reduzir bastante os seus gastos. O Tesco, por exemplo, possui um cartão fidelidade com o qual você acumula pontos e troca por crédito nas próximas compras.

Transporte

Em Dublin, os hábitos de transporte mudam um pouco em relação ao Brasil. Motos não são tão comuns, os trens representam uma forma eficiente de mobilidade e os ônibus prevalecem nas principais ruas. Mas, essa facilidade tem um custo que pode pesar no bolso.
Ir caminhando, além de fazer bem para a saúde, ajuda no seu orçamento. Se você depender de transporte público, procure pelos passes semanais ou mensais. Estes têm desconto com a carteira de estudante e saem bem mais em conta.

Saúde

Antes mesmo de chegar a Dublin, é importante que você faça todos os exames para checar o seu estado de saúde. Isso evita que tenha riscos desnecessários e gastos maiores, pois o custo relacionado à saúde é alto em toda a Europa.

O seguro saúde é um diferencial oferecido pelas escolas. Ao comprar seu pacote de intercâmbio, consulte se a escola cobre este serviço. Você também pode adquirir o seguro internacional, pagando um valor referente ao que este cobre, durante o tempo que precisar.

Estudos

O curso, material escolar, livros e equipamentos necessários para você estudar devem ser incluídos nas suas despesas. Mas, nestes itens nem sempre você pode economizar, pois são essenciais para o sucesso do seu intercâmbio.

Pesquise escolas que oferecem computadores e acesso à internet. Algumas também dispõem de material didático completo para o período que você estiver estudando. Visite as bibliotecas e busque também outras formas de aprendizado.

Vestuário
As lojas de departamentos, a exemplo da “Penneys”, oferecem ótimos preços e são bastante comuns em Dublin. É a escolha ideal para preparar seu guarda-roupa para o frio que faz na cidade, sem gastar muito.

Nem sempre as roupas usadas no Brasil são as mais adequadas para o clima da Europa. Por isso, deixe para comprar quando chegar em Dublin. Dessa forma, você também evita pagar mais caro na hora de pesar suas bagagens no aeroporto.

Lazer

Festas, baladas nos pubs da cidade e outros eventos típicos estão entre os principais motivos da escolha de Dublin como destino para um intercâmbio. Isso sem falar das amizades que se acaba fazendo. E o melhor é que tudo isto pode ser feito gastando pouco.

Você não precisa esperar o final do curso ou de muito dinheiro para divertir-se. Fazer um pique-nique com os amigos nos parques da cidade ou convidá-los para uma festinha em casa são ótimas opções para dividir os custos.

Chegou a hora de colocar no papel!

Uma planilha com estes tópicos pode te ajudar e muito a organizar seu orçamento.
Fonte:  Dublin para Brasileiros 
Imagem retirada do Google

Um comentário: